Institucional

Histórico do LGF (Laboratório de Geografia Física)

O laboratório, o LGF, é coordenado pelo professor Prof.Dr. Charlei Aparecido da Silva tem como professores doutores André Geraldo Berezuk, Sérgio Henrique V. L. de Mattos e Marcos Noberto Boin (pesquisador visitante). O LGF conta com uma série de equipamentosque permitem a realização de pesquisas no campo da Geografia Física, em especial, nas áreas de Climatologia, Analise da Paisagem, Turismo de Natureza, Gestão do Território, Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão de Recursos Hídricos e outros temas. Participam alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFGD) e o curso de gradução em Geografia (bacharelado e licenciatura) da UFGD. As pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas estão atreladas a linha de pesquisa Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza e ao Grupo de Pesquisa Sócio-Econômico-Ambiental de Mato Grosso do Sul.

O LGF tem sua história atrelada à criação da UFGD, foi criado para fortalecer e realizar pesquisas na área de Geografia Física e análise ambiental no âmbito da Graduação e Pós-Graduação. A missão do LGF é oferecer uma formação sólida, técnica e condizente com as atuais necessidades da sociedade. Objetiva fomentar um espírito crítico, ético e pró-ativo por meio da realização de pesquisas e atividades de ensino e extensão. O objetivo é que os egressos do LGF sejam profissionais capacitados a aturem na transformação da sociedade e venham a contribuir com uma sociedade mais justa e eqüidistante.

O logotipo do LGF em forma de espiral manifesta e representa a transversalidade e a interligação das atividades de Pesquisa-Extensão-Ensino e, ao mesmo tempo, a necessidade do entendimento da relação homem-natureza de forma têmporo-espacial.  Valoriza o estudo da Geografia a partir do entendimento da sobreposição dos tempos e dos ritmos, sendo, os tempos humanos e da natureza, acumulativos e, seus ritmos, quase sempre incompatíveis. Sua riqueza e criação resulta de discussões realizadas pelos acadêmicos que se formaram logo nos primeiros anos de existência do LGF.  O design é de autoria de Osmar Sedlacek Junior com contribuições de toda a equipe do laboratório na ocasião. As cores fazem referência a UFGD e o formato da letra procura demonstrar leveza e solidez, condições essenciais ao espírito humano e, por que não, a qualquer pesquisador. 

Com quase uma década de existência muitos já passaram pelo LGF.  O LGF já contribuiu para formação de diversos acadêmicos, muitos projetos já foram realizados e contribuiram para o fortalecimento da pesquisa no Mato Grosso do Sul. Foram mais de quinze dissertações, mais de vinte trabalhos de conclusão de curso, livros foram publicados, artigos foram escritos, mas isso são números apenas, o importante é o papel desempenhado na formação de profissionais, pois, como dizemos no LGF....

 

"...gostamos de gente que forma gente!" 

 

 

Prof.Dr.Charlei Aparecido da Silva

julho/2016

 

.... nossas primeiras fotos.